Estuques
 

Os Trabalhos - Empreitadas de Estuque Projectado

A evolução dos meios e das técnicas de execução na construção civil como em quase todas as indústrias, dirige-se sempre para a especialização profissional, neste caso ao profissional de Estuque.

As novas técnicas e os materiais empregues podem formar rapidamente um técnico de aplicação de revestimentos de estuque.
Hoje pratica-se muito o estuque projetado por meio de máquinas com motores que misturam massas e fazem com estas sejam projetadas nas superficies recorrendo a compressores e a bombas. Estas massas possuem várias composições, em que variam as quantidades de gesso, cal, pó de pedra, comportando-se estas como as massas de estuque tradicional depois de acabadas.

A cadência com que estas massas, são feitas e projetadas nas paredes de alvenaria, reclama ainda a utilização de ferramanetas e de algumas técnicas que ainda se usam na aplicação do estuque tradicional.

No entanto o trabalho penoso de fazer massa e colocar massa nas paredes de alvenaria é muito mais facilitado, proporcionando cadência de trabalho mais elevadas, e que hoje em dia é uma parte muito importante nos custos finais de uma obra.

Os custos finais justificam a utilização do Estuque Projectado. No entanto apesar de tudo o que foi dito anteriormente a utilização do Estuque Projetado não dispensa a intervenção do estucador e dos seus conhecimentos ligados aos métodos tradicionais.

A firma, António Enes Morais, Lda têm meios e máquinas para fazer o revestimento com recurso a máquinas de projectar massas de estucar.

   
  facebook   youtube   blogger   flickr